Projecto Juventude e Missão


No âmbito das actividades do Projecto Juventude e Missão o SAJ está a organizar o Natal Para Criança conforme as explicações da nota explicativa que pode ser lida já abaixo:
 

NOTA EXPLICATIVA DA ACTIVIDADE
“Neste Natal,
Faça Sorrir Uma Criança”.
Introdução
A experiência vivida na comuna da Barra do Kwanza, no âmbito do Projecto Juventude e Missão[1] - PJM, desde o ano 2011 até a data, levou-nos a ter consciência que ainda existem muitos irmãos angolanos e irmãs angolanas que passam por necessidades extremas e precisam de um motivo que lhes deia esperanças de continuar a viver.
Ao convivermos com a comunidade local percebemos que este motivo pode ser um simples sorriso, um simples abraço, um pouco de atenção para ouvir as suas dificuldades, um simples analgésico, uma simples bola, um simples brinquedo, uma simples roupa que deitamos por não nos fazer falta ou porque está há mais no nosso guarda-roupa, um simples calçado, em fim… uma simples leitura bíblica, uma simples palavra de encorajamento, talvez alguns minutos de atenção para se sentirem parte integrante desta sociedade e desta cidade capital “Luanda”.
Estas acções significam muito para quem passa por extremas dificuldades, quanto mais para as crianças, que dependem dos encarregados para sobreviver. Estes gestos significam muito para os que não têm esperanças de um dia poder desfrutar de um sorriso bonito por ganhar um presente de natal. Estas acções vão significar ainda mais, por saber que eu e você somos parte integrante e protagonistas desta felicidade, deste sorriso, deste momento que poderá marcar a vida e a esperança de uma família.
Sendo assim, o SAJ – Secretariado Arquidiocesano da Juventude, dentro das linhas de acções do PJM, analisou a actual situação das crianças da comunidade em causa, a importância das actividades festivas que vão decorrer nos próximos dias, a carência de algumas famílias, e atendendo à necessidade de proporcionar as crianças uma quadra festiva cheia de alegria e prosperidade, achou por bem organizar um momento especial de evangelização caritativa, com atenção aos seguintes elementos:
1. Actividade: Natal Para a Criança.
2. Data: De 21 a 22 de Dezembro (Sábado Para Domingo).
3. Local
§  Local de Concentração: Largo das Escolas (1º de Maio) – Em frente ao ICRA.
§  Local da Actividade: Comuna da Barra do Kwanza - Luanda.
§  Justificação do Local: Os SAJ vêm desenvolvendo desde 2011 o PJM nesta comunidade. Dada a carência, a precariedade e necessidades de muitas famílias e da igreja local (estrutura) encontradas na altura, comprometeu-se em ajudar aquela comunidade na perspectiva educacional, material e espiritual.
4. Modalidades e Objectivos:
A actividade será realizada em regime de acampamento e terá dentre outros os seguintes momentos devidamente explicados:
§  Transmissão do Espírito Natalício: Dentro da dinâmica da evangelização e voluntariado que caracteriza o PJM, vamos transmitir as crianças os ensinamentos e o espírito de natal por meio de cantos, poesias, jograis e encenações; já às famílias vamos fazê-la por meio de embelezamento e decoração de algumas casas com materiais recicláveis.  
§  Ceia Natalícia: É nosso objectivo proporcionar uma ceia de natal a todas as crianças (cerca de 500) da comunidade, feita à base de cozido, bolos, sumos e outros doces.
§  Entrega de Brinquedos e Outros Bens: Pretendemos oferecer pelo menos um brinquedo para cada criança. As famílias mais carenciadas queremos doar materiais recolhidos e alimentos não perecíveis.
5. Lema da Actividade
§  Para esta actividade foi definido como lema “Neste Natal, Faça Sorrir Uma Criança”.
6. Participantes e Formas de Participação:
§  Embora seja da responsabilidade do SAJ, a actividade não se destina somente aos jovens. Desta forma, apelamos a todo o povo de Deus: jovens e adultos, pessoas de boa-fé que queiram contribuir para a felicidade de mais de 500 crianças e 80 famílias carentes, para se juntarem a esta causa;
§  O fundamental não será apenas doar o material, mas participar e fazer sorrir alguém, em especial uma criança. Por isso, apelamos que durante a mobilização seja informada aos fiéis e aos interessados na causa para fazerem os possíveis de contribuírem não só de forma material, mas acima de tudo, de forma presencial.
 
7. Finalidade:
Esperamos através desta actividade, envolvida no PJM, circundar os jovens e pessoas de boa-fé nas acções propostas no projecto, que tenha êxito e alcance o objectivo principal: transmitir um espírito natalício na comunidade local, elevando o compromisso missionário e de voluntariado aos jovens e não só, dando alegria e um Natal melhor à criança.
“Sempre Apostando na Juventude”.
SAJ, em Luanda, 05 de Dezembro de 2013.





[1] Projecto Juventude e Missão – PJM: É um espaço de encontro com Jesus Cristo, por meio dos irmãos, que visa levar a solidariedade e o evangelho através de acções concretas e voluntárias protagonizadas pelos jovens da Arquidiocese de Luanda e pessoas de boa-fé.




PROGRAMA DA ACTIVIDADE

Dia 21 de Dezembro de 2013
 06h00: Concentração: Largo das Escolas. 1º de Maio;
 06h15: Partida;
 09h00: Chegada ao Local da Actividade;
 09h30: Arrumação e Embelezamento da Área da Igreja;
 12h30 – Almoço;
 13h30 – Preparação das Actividades;
 14h00 – Actividades de Campo;
 17h00 – Asseio Pessoal;
 19h00 – Ceia de Natal Com as Crianças;
 21h30 – Filme;
 22h30 – Oração da Noite e Recolher.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Dia 22 de Dezembro de 2013
 06h30: Despertar, Asseio Pessoal;
 07h30: Pequeno-almoço (Matabicho);
 09h00: Preparação Para Missa;
 09h30: Missa
 12h00: Entrega de Brinquedos às Crianças;
 13h30: Fim das Actividades e Regresso à Casa.