INFORMAÇÕES


    Delegação de Luanda Em Malange.


Quando eram 6h00 do dia 2 de Janeiro a delegação de Luanda deixava o estaleiro de autocarros da SGO para escalar a cidade de Malange.  Numa viagem tranquila, os delegados aproveitaram  apreciar a beleza que a natureza oferece.  As 12h45 os delegados chegavam a cidade maravilhosa da Palanca Negra, foram acolhidos pelos jovens da CAJ-Malange (Comissão Arquidiocesana da Juntude) e instalaram-se no edifício da Rádio Eclesia.

Seguram para um momento de anseio, almoço e visita aos locais mais conhecidos da Cidade. Quando eram 20h00 os jovens partiram para o jantar oferecido pelos membros da CAJ, com a particularidade de terem um momento cultural de música ao vivo.  No final do dia chegaram à Malange dois delegados da Diocese Menongue que se juntaram ao Delegados de Luanda e Malange, que prevê partir para o Saurimo (Lunda Sul) no dia 3 de Janeiro as 7h00.




A caminho do Saurimo

Nove Delegados da arquidiocese de Luanda, dentre os quais 8 jovens do SAJ e um padre (assessor), estão a caminho da Arquidiocese de Saurimo (Lunda Sul) a afim de participarem da XVIIª Assembleia Nacional da Pastoral Juvenil.
JOVENS DO SAJ
Concentrados num clima de animação, os jovens deixaram a cidade de Luanda no dia 1 de Janeiro, com destino à Malange e depois de Malange para Saurimo, os jovens preparam todos os pormenores para que a representação da arquidiocese seja exaustiva.
Questionados sobre as expectativas da Assembleia:

ISABEL GOMES
Isabel Gomes, Secreatária da COJUVIFA – Comissão da Juventude da Vigararia de Fátima, que participa pela primeira vez espera que esta Assembleia seja uma oportunidade em que nós Jovens representantes das Arquidioceses e Dioceses possamos discutir sobre os problemas e temas que estão a nos afectar e encontrar soluções para poder ajudar os outros jovens.
DOMINGOS CALONGE
Já Domingos Calonge, Vice Coordenador da CAOMP – Comissão Arquidiocesana da Obras Missionárias Pontifícias, que também participa pela primeira vez, espera que na Assembleia se faça um debate franco sobre os problemas da Juventude Católica angolana.
Manuel Kiaku Diani - Coordenador do SAJ
Manuel Kiaku Diani, Coordenador do SAJ que esteve ausente nas três últimas Assembleias Nacionais, aproveitou justificar as sucessivas ausências devido a falta de novidade que as mesmas vinham apresentando, referiu que as assembleias nacionais da PJ deveriam responder a um conjunto de expectativas e anseio dos jovens. O Tema “Família e Reconciliação” é bastante sugestivo, argumentou o mesmo. Ficamos a saber que o SAJ leva algumas propostas bem pontuais para a melhoria das futuras Assembleias Nacionais e da PJ no geral.
O Coordenador aproveitou o espaço para agradecer o casal jovem, Joaquim Silva e Cristina Ribelo e família que acolheu os membros do SAJ, para passar a noite em sua casa – Viana, próximo da operadora de transporte. 


XVIIª ASSEMBLEIA NACIONAL DA PASTORAL JUVENIL - SAURIMO - 2011



FESTA CRISTO REI 2011

A Comissão Preparatória da Festa de Cristo Rei 2011 está a dar os últimos passos para que a actividade decorra da melhor maneira possível. Recordamos que na Data, 20 de Novembro, teremos várias actividades, dentre as quais destacam-se a Procissão da Juventude Pelas Famílias, a Campanha de Doação de Bens a favor dos irmãos da Somália, Campanha de Actualização do Registo Eleitoral, lançamento da Campanha a Caminho do Rio 2013 – JMJ e muito mais…
É de Salientar que para a comemoração da data já foram realizadas as seguintes actividades:

·         No dia 23 de Outubro: O Iº. Festival Arquidiocesano de Teatro;
·         No Dia 5 de Novembro: Doação de Sangue;
·         No dia 13 de Novembro a Final da IIIª Edição do Campeonato Arquidiocesano, nas modalidades de Futsal Masculino e Andebol Feminino.



1º FESTIVAL ARQUIDIOCESANO DE TEATRO

Sob Lema: Juventude um a Caminho Para a Construção da Verdadeira Família, aconteceu no dia 23 de Outubro, no auditório Njinga Mbande, o 1º Festival Arquidiocesano de Teatro. Num universo de 28 grupos esperados, participaram da actividade 16 grupos das diversas paróquias de Luanda. O objectivo foi representar uma encenação de 15 minitos sobre a família.


O corpo de jurado esteve a cargo da companhia de teatro Horizonte Njinga Mbande, que no final considerou que o desafio estava à altura dos grandes grupos e momentos de teatro que acontecem na nossa cidade capital.
Após devidas apresentações os grupos classificaram-se da seguinte maneira:
1º.    Classificado - Grupo Teatral Sangulukeno (Alegria) - Paróquia de Cristo Rei;
2º.    Classificado -Grupo Teatral São Lucas – Paróquia de São Lucas;
3º.    Classificado - Grupo Teatral Arte Solidária - Paróquia de Santo André;
4º.    Classificado - Grupo Teatral Justiça e Arte - Paróquia de Santo André;
5º.    Classificado - Grupo Teatral Tata Yetu (Pai Nosso) - Paróquia de São Francisco Xavier;
6º.    Classificado – Grupo Teatral Estrela do Oriente-Paróquia de São Pedro Apóstolo;
7º.    Classificado – Grupo Teatral Vicentino - Paróquia de Santa Ana;
8º.    Classificado – Grupo Teatral Fosfania (Manifestação da Luz) - Paróquia de São Lucas;
9º.    Classificado – Grupo Teatral Mwenho Wa-Kubuluka (Vida Evangelizada) - Paróquia de São Francisco Xavier;
10º. Classificado – Grupo Teatral Amigos do Padre Pedro Leonardi – Paróquia de São Francisco Xavier.
No final reassumiu-se o compromisso de se realizar as próximas edições de modo a dinamizar o teatro a nível das paróquias. Recornamos que os prémios serão entregues no centro Pia Marta, Paróquia de São Mateus, na celebração da Festa de Cristo Rei.



Da Pastoral Juvenil Para a Pastoral Familiar.

Aos, 16 de Setembro do corrente às 17h30, na paróquia de Santo António (Sua paróquia de vivência Pastoral) Domingos Gaspar contraia o sagrado matrimónio. Numa época em que celebramos o ano da família, onde se afirma que os jovens não estão prontos a tomarem decisões definitivas, Domingos Gaspar, jovem católico da paróquia de Santo António e membro do SAJ decidiu viver eternamente (até que a morte os separe) com a sua legítima esposa.
Depois de uma caminhada na pastoral juvenil muitos jovens do SAJ estão a decidir a vida matrimonial como opção vocacional… realçar que pela graça de Deus nos finais ou no princípio do próximo ano teremos outros jovens a firmarem o santo sacramento como compromisso de vida cristã e resultado de uma sólida formação em pastoral juvenil que culminou no SAJ.
Para os outros jovens este é um exemplo a seguir… vale lembrar Bento XVI nos Coqueiros, a quando do encontro com os jovens angolanos: “Jovens não tenham medo de tomar decisões… Que não se decide torna-se eternamente uma criança”.
Como bons irmãos da mesma fé, estiveram presente nas cerimónias, vários membros ligados à igreja paróquial de Santo António, aos animadores bíblicos, acólitos e membros do SAJ.
Parabéns… Muitas Felicidades é que o SAJ e todos os jovens católicos de Luanda desejam. Felicidades…





Mário Dilangue , Judith e Moreia
FIRMES PARA MISSÃO

O projecto Juventude e Missão já é uma realidade!
Muitos jovens da arquidiocese de Luanda estão a se inscrever de forma voluntária e missionária para uma nova experiencia de vida e de Fé. Da mesma forma alguns estão a doar bens de primeira necessidade para acudir a população afecta a Barra do Kwanza. 

Reunião do SAJ - Todos os membros


A comissão preparatória continua a reunir na Cidade alta para que no dia tudo esteja pronto. Segundo a programação, prevê-se uma ida ao local, no próximo domingo, dia 16 de Outubro para junto das instituições locais reafirma-se a actividade e preparar o terreno para acolher os jovens…   
Para a organização está tudo pronto, basta agora os jovens terminarem o processo de inscrição e viverem novas realidades de voluntariado e missão.


JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE - RIO - BRASIL 2013

Depois de Madrid - Espanha- chegou a vez do Rio de Janeiro (Brasil).
Após a missa de envio da juventude em Cuatro Vientos, o Papa Bento XVI anunciou que a próxima Jornada mundial da Juventude será no Rio de Janeiro, em 2013.

"Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira", desejou.

Os jovens do Brasil, em particular,  receberam a notícia com muita alegria e emoção e, com suas atitudes, já demonstraram o desejo de acolher outros jovens do mundo inteiro na Cidade Maravilhosa.
Para os angolanos este acontecimento deve ser tomado com a maior relevância possível, pois é o primeiro encontro do género que acontece num país lusófono. Acreditamos que vai ser bom para a nossa juventude de Angola e de Luanda em particular, e vai ajudar a aumentar significativamente a nossa participação.
Desde já fazemos votos que em 2013 estaremos com a maior delegação no Rio.